Conjor

O grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo foi criado em janeiro de 2010 com o objetivo de estudar como os processos de convergência e tecnologização das redações tem alterado as rotinas, os formatos e a configuração do jornalismo. Para isso, atua em três linhas de pesquisa, a saber:

Tendências em Radiojornalismo

Discute a produção jornalística no rádio, sob a perspectiva das rotinas produtivas. Os projetos desenvolvidos buscam discutir as mutações pelas quais passam o rádio e o radiojornalismo, seus novos formatos, propostas e rotinas, assim como a configuração e as habilidades do profissional. Dessa forma, englobaria também questões como teoria do jornalismo aplicada ao rádio, além de linguagem e tecnologia e convergência.

Convergência em Revista

A linha de pesquisa Convergência em Revistas é de mapear os novos dispositivos e formatos para a publicação de revistas em ambiente digital. O foco do grupo dar-se-á no estudo da materialidade deste tipo de publicação, como ele se altera na migração para o ciberespaço e de forma interage com outros em ambiente de convergência.

Jornalismo Digital

 

Projetos

Alguns dos projetos desenvolvidos pelo grupo:

Em andamento:

– Conhecer o ouvinte-internauta: Um estudo sobre o perfil da audiência de rádio no cenário de convergência

O presente projeto de pesquisa pretende estudar uma lacuna no campo do rádio e convergência: a necessidade de conhecer a audiência. Pretendemos, através de um estudo trienal, realizar uma análise de perfil e preferências do usuário jovem de rádio online. Para isso, desenvolveremos uma pesquisa de usabilidade para a percepção das práticas de consumo de rádio por este público. A metodologia organiza-se em etapas, considerando o que Triviños apresenta como triangulação. A revisão de literatura está presente em todo o percurso do estudo e concentrará a abordagem metodológica no primeiro ano. A primeira fase será de delimitação e afinamento dos procedimentos metodológicos. Para desenvolver a pesquisa, iremos nos apoiar nos conceitos de usabilidade propostos por Jakob Nielsen em seus estudos de aplicados prioritariamente a textos escritos em websites, na metodologia proposta por João Canavilhas e nas discussões sobre rádio em plataformas digitais de Lopez, Prata, Kischinhevsky, Cebrián Herreros, entre outros. A metodologia dos autores será adaptada ao conteúdo sonoro e às narrativas complexas, multimídia e multiplataforma. Serão construídas ferramentas de análise que permitam lançar um olhar cruzado e reflexivo sobre os resultados das etapas do estudo e desenvolvidos experimentos de consumo de rádio em cenário de convergência, aliados a entrevistas e questionários..

 

Linha de Pesquisa: Tendências do Rádio e do Radiojornalismo

Concluídos:

– “A gênese”: história e presente do jornalismo digital no estado do Rio Grande do Sul

O seguinte projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo histórico em relação ao surgimento e conjuntura atual do jornalismo digital no estado do Rio Grande do Sul. Esta proposta não tem a intenção de, meramente, produzir uma cronologia, isto é, demarcar datas históricas para definir o ingresso dos jornais impressos de circulação estadual e local gaúchos à Internet, desde os anos ´90 do século passado. O propósito fundamental desta pesquisa é procurar identificar, descrever, caracterizar e explicar, a partir do conhecimento prévio do contexto social, cultural e econômico da época, as causas e os processos político/editoriais que tiveram um papel central e decisivo para que diretores e editores jornalísticos considerassem planejar, produzir, lançar e manter no ciberespaço versões online dos meios de comunicação impressos..

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

Linha de Pesquisa: Jornalismo Digital

 

– Jornalismo radiofônico multimídia no Rio Grande do Sul: novos gêneros, habilidades e formatos do rádio all news em ambiente de convergência

Resumo: O presente projeto pretende estudar as estratégias narrativas multimídia utilizadas pelas emissoras de rádio all news gaúchas. A proposta é compreender como o processo de convergência midiática alterou os fazeres, gêneros e formatos do jornalismo radiofônico, além de apontar para as novas habilidades que deve apresentar o comunicador para atuar neste meio de comunicação. Para isso, pretende-se trabalhar com uma metodologia em três etapas: 1) aproximação do objeto através de um mapeamento das emissoras de rádio all news do Rio Grande do Sul presentes na internet e os contatos iniciais com cada uma delas; 2) análises dos respectivos sites, sob as perspectivas do conteúdo multimídia, das infografias produzidas e do uso do áudio nestas páginas web, além de entrevistas com jornalistas responsáveis pela produção deste conteúdo; e 3) análise e cruzamento dos dados coletados com as discussões teóricas realizadas neste período.

Financiamento: Edital Humanas Capes 02/2010 e bolsa de iniciação científica Reuni/UFSM.

Linha de Pesquisa: Tendências do Rádio e do Radiojornalismo

– Revistas digitais: mapeamento de tecnologias e dispositivos

Resumo: Este projeto de pesquisa visa mapear a produção jornalística nacional em tablets a partir da observação de aplicativos da plataforma iOS. Assim, buscamos caracterizar as produções voltadas para dispositivos móveis levando em considerações as especificidades que a diferenciam do jornalismo realizado em outros suportes como o impresso, rádio, TV e, até mesmo, online. Para tanto teremos como principais referenciais teóricos a Materialidade da Comunicação, para buscar uma abordagem ampla que observe questão da tecnologia e da própria estrutura do conteúdo veiculado. Outra linha teórica abordada seria a do Design, centrada na usabilidade e na affordance, para analisar as forma de consumo do conteúdo nestes dispositivos.

Linha de Pesquisa: Convergência em Revistas

– Periodismo  radiofónico  y  convergencia:  un  estudio  comparativo  sobre  la  influencia  de  las  tecnologías  de  la  información  y  de  la  comunicación  en  emisoras  brasileñas  y  españolas

Resumo: El  crecimiento  de  las  herramientas  de  interacción  y  dialogo  con  el  público  lleva  a  un  acercamiento  con  el  oyente-internauta,  que  hoy  tiene  en  su  ambiente  de  trabajo,  en  su  hogar,  en  su  coche  y  en  sus  aparatos  de  comunicación  la  presencia  de  las  emisoras  de  radio.  Su  presencia,  en  el  periodismo  contemporáneo,  no  esta  restricta  a  definir  las  características  editoriales  de  un  programa,  pero  incluye  la  construcción  de  contenido,  la  sugerencia  de  temas,  la  validación  del  contenido  periodístico,  los  comentarios,  entre  otros.  Y  este  público  de  nativos  digitales,  que  mantiene  un  perfil  interactivo  y  activo,  lleva  el  periodista  a  explotar  las  posibilidades  de  las  nuevas  plataformas  en  que  se  presenta  la  radio,  demandando  conocimiento  para  ejercer  nuevas  tareas  y  trabajar  con  distintas  estrategias  narrativas  y  sistemas.  En  ese  contexto,  esta  investigación  busca  trazar  un  panorama  del  proceso  de  convergencia  en  emisoras  de  radio  brasileñas  y  españolas.  La  opción  es  analizar  radios  de  información  generalista  y  regional,  el  propósito  es  encuadrar  emisoras  de  perfiles  variables  y,  consecuentemente,  desarrollar  un  abordaje  más  amplio.  Serán  analizadas  en  Brasil  la  Rádio  Guaíba  AM  y  Rádio  Gaúcha  y  en  España  la  Radio  SER  y  Radio  5  de  Radio  Nacional  de  España.  Se  van  utilizar  metodologías  de  pesquisa  cualitativa  y  cuantitativa,  cómo  entrevistas  y  análisis  de  contenido  del  material  sonoro  y  de  las  páginas  web  de  las  emisoras.

Financiamento: Fundación Carolina – Edital Movilidad de Profesores Brasileños

Linha de Pesquisa: Tendências do Rádio e do Radiojornalismo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: